A onda do ecologicamente correto chegou às bolsas. Desde que a designer inglesa Anya Hindmarch lançou com sucesso o modelo de lona "I'm not a plastic bag" ("Eu não sou uma bolsa de plástico"), ideal para carregar pequenas compras, dezenas de outras marcas internacionais passaram a vender sacolas deste tipo. O objetivo é substituir os sacos plásticos, que levam cerca de 500 anos para se decompor.A cada mês, os supermercados brasileiros distribuem mais de um bilhão de sacolas feitas de polietileno (um produto do petróleo), o equivalente a 66 por pessoa. Além de degradarem a natureza, é impossível negar que são muito feias. Por que, então, não aderir às bolsas de pano?
Ainda é difícil encontrar em lojas do país modelos parecidos com o criado por Anya. Uma exceção é a eco-sacola assinada pela estilista Isabela Capeto [foto à direita], a venda nos supermercados Extra (inclusive online) e Pão de Açúcar. A diferença: enquanto a bolsa inglesa custava cerca de R$ 14, esta brasileira sai por R$ 99,90. A Triton cobra o triplo por sua versão: R$ 299.Para estimular grifes nacionais a produzirem similares, a secretaria municipal do Verde de São Paulo promoveu a exposição "Eu não Sou de Plástico", reunindo 110 bolsas de compras — ou "shopping bags" — criadas por estilistas brasileiros. Marcas populares, como Marisa, e elitistas, como Reinaldo Lourenço, exibiram seus modelos. Agora é esperar que cheguem às lojas a bons preços. Até lá vale procurar em feiras de artesanato e na internet (aqui, por exemplo).

Um comentário:
Com esse preço, todo mundo vai continuar usando sacola de plástico! :) Adorei o blog!
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