sábado, 29 de dezembro de 2007

Como fazer: Para cuidar bem de orquídeas

As orquídeas entraram para a categoria de presentes-curinga: quem não tem idéia do que levar ao aniversário da avó, da sogra ou da chefe aposta logo neste tipo de flor. É aí que começa a dor-de-cabeça das avós, sogras e chefes, que provavelmente não sabem como cuidar das plantas.

O primeiro passo é identificar a espécie da orquídea — normalmente, esta informação vem impressa no vaso ou num folheto preso à flor. As mais comuns são a Phalaenopsis [foto acima, à esquerda] e a Cattleya [foto acima, à direita], que se adaptam bem tanto a casas como a apartamentos.

Elas devem ser cultivadas em casca de madeira (onde normalmente já vêm plantadas) ou em placas de fibra de coco, de preferência em vasos de cerâmica com muitos furos ou de plástico transparente. É necessário regá-las em abundância semanalmente e deixá-las à meia-sombra em ambientes arejados (nunca sob o sol direto). Não coloque pratinhos em baixo do vaso.

Recomenda-se ainda trocar o substrato (a madeira ou a fibra) a cada dois anos e adubá-las quinzenalmente (de início, com uma colher de sopa do composto NPK 30-10-10; três meses antes do período de floração, com o NPK 10-30-15).

Com estes cuidados, a orquídea pode permanecer florida por até três meses e voltar a colorir a casa uma vez por ano. Para ter uma enfeitando a sala o ano inteiro, é só pedir aos netos, genros/noras e funcionários que dêem uma orquídea por mês durante um ano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei das instucoes sobre a orquidea mas ajudaria bastante se fosse incluido tb indicacoes do que fazer quando ela fica com sinais de doenca.
Obrigada
Yoshiko