quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

A moda das eco-sacolas

A onda do ecologicamente correto chegou às bolsas. Desde que a designer inglesa Anya Hindmarch lançou com sucesso o modelo de lona "I'm not a plastic bag" ("Eu não sou uma bolsa de plástico"), ideal para carregar pequenas compras, dezenas de outras marcas internacionais passaram a vender sacolas deste tipo. O objetivo é substituir os sacos plásticos, que levam cerca de 500 anos para se decompor.

A cada mês, os supermercados brasileiros distribuem mais de um bilhão de sacolas feitas de polietileno (um produto do petróleo), o equivalente a 66 por pessoa. Além de degradarem a natureza, é impossível negar que são muito feias. Por que, então, não aderir às bolsas de pano?

Ainda é difícil encontrar em lojas do país modelos parecidos com o criado por Anya. Uma exceção é a eco-sacola assinada pela estilista Isabela Capeto [foto à direita], a venda nos supermercados Extra (inclusive online) e Pão de Açúcar. A diferença: enquanto a bolsa inglesa custava cerca de R$ 14, esta brasileira sai por R$ 99,90. A Triton cobra o triplo por sua versão: R$ 299.

Para estimular grifes nacionais a produzirem similares, a secretaria municipal do Verde de São Paulo promoveu a exposição "Eu não Sou de Plástico", reunindo 110 bolsas de compras — ou "shopping bags" — criadas por estilistas brasileiros. Marcas populares, como Marisa, e elitistas, como Reinaldo Lourenço, exibiram seus modelos. Agora é esperar que cheguem às lojas a bons preços. Até lá vale procurar em feiras de artesanato e na internet (aqui, por exemplo).

Um comentário:

Anônimo disse...

Com esse preço, todo mundo vai continuar usando sacola de plástico! :) Adorei o blog!